Pages

Google Drive, a popularização do armazenamento em nuvem e outras informações

Como já é sabido para muitos, a Google, conhecida pelo seu serviço de buscas, e-mail e outras mais lançou no dia 24 de Abril o seu serviço de armazenamento em nuvem, chamado de Google Drive, assim oferecendo de forma gratuita 5 GB de armazenamento.
Antes dessa data, muitos foram os rumores sobre seu novo serviço. Uns diziam que o serviço não existia e era somente uma jogada de marketing da Google, outros diziam que ela ofereceria 10 GB de armazenamento gratuito e por ai vai. Uns eram verdade, outros nem tanto, as vezes beirando o absurdo. O que importa é que o Drive é real, e está ai como um novo serviço que aposta não em uma tendência, mas sim em uma realidade: o armazenamento em nuvem.
Para aqueles que ainda não conhecem este termo, segue abaixo um pequeno trecho da Wikipédia sobre o que é o armazenamento em nuvem:


“O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).”


Se você manda e recebe e-mails, ouve música e vê vídeos online além de contar com a possibilidade de editá-los da mesma forma que os reproduz, pense por um momento: como você consegue realizar essas tarefas sem os dados estarem em seu computador? A conclusão que se chega é que para que sejam realizadas tais ações é preciso que eles estejam armazenados em grandes servidores, que através de alguma serviço ou ferramenta online (geralmente acontece por meio de um site) aja a reprodução das mesmas. Mas como esse dados foram parar lá? Simples: alguém com alguma conexão com a internet fez o upload (envio) desses arquivos para este servidor.



Falando de uma forma geral, desde o ano de 2006 podemos realizar as ações abordadas acima descritas no início do parágrafo anterior. Como a quantidade de computadores não para de crescer assim como a quantidade de aparelhos conectados a internet, surgia ai uma nova tendência da qual os especialistas hoje chamam de Computação em Nuvem. Poder realizar as mesmas tarefas com seus arquivos, mas não diretamente no computador e sim de forma online. Isso parece as vezes até um pouco utópico, mas é a realidade. Quem hoje não manda um email para si mesmo apenas para guardar por exemplo um currículo? Admito, já fiz isso e muito mais ! Hoje já não é mais uma tendência e sim uma necessidade poder guardar seus arquivos na nuvem sabendo que é possível acessá-lo de praticamente qualquer aparelho eletrônico com conexão a internet.
E para atender essa necessidade não falta serviço na internet que o sane. O iCloud, SkyDrive, Google Drive, Cloud Drive (da Amazon), Dropbox, Box, SugarSync e SpiderOak, além de muitos outros estão ai para oferecer esta funcionalidade que é poder guardar seus arquivos na nuvem de forma segura. Muitos desses são específicos para um nicho de mercado em nuvem, mas são quebra galhos !




Armazenamento em nuvem e sua confiança




Tudo parece muito maravilho e perfeito quando falamos de computação em nuvem e sobre armazenar seus dados em algum servidor na internet. Errado ! Nem tudo são flores neste sistema eficiente e necessário. Admito que é muito útil poder guardar seus arquivos na nuvem, além de contar com qualquer serviço existente que possa ajustar-se com sua necessidade. Admito que a segurança em relação a esses serviços é mais do que alta, é exagerada. É entendível o porquê dessa exagerada segurança: pois se trata de um serviço que trabalha com o armazenamento de dados de terceiros. Mas.. e a confiança? O quanto você confia nesse serviço? Qual a diferença entre armazenar arquivos e compartilhá-los, tudo de forma online?
Para poder usufruir de seu espaço na nuvem é preciso que você aceite os termos de privacidade, comprometimento ou algo do tipo. Nesses termos está descrito de forma clara e concisa (e geralmente em uma linguagem não coloquial, fazendo com que muitos não o entendam por completo) as regras para poder usar seu espaço sem violar os direitos autorais de algum artista por exemplo. Atualmente é mais fácil diferenciar o joio do trigo, mas muitos ainda acham que compartilhar arquivos em nuvem é igual a armazená-los. Há suas diferenças. Os dois tem a mesma base: poder guardar seus arquivos na internet, mais específico em algum servidor. Mas a ação final os diferencia. No primeiro eu tenho a possibilidade de, através de um link, ter acesso a tal arquivo, tudo isso de forma pública, sem privacidade. No outro eu apenas armazeno meu arquivo, podendo baixá-lo, editá-lo ou excluí-lo como ou quando eu quiser. Lógico, hoje os dois estão com suas diferenças estreitas em relação a essas funcionalidades. Qualquer um dos dois oferece essas possibilidades juntas, mas o que ainda os diferencia é a cultura em volta desses dois serviços: com o primeiro eu faço os velhos e conhecidos downloads de programas, músicas, vídeos, filmes e muito mais. O outro eu apenas o uso para guardar meus arquivos, podendo editá-lo quando eu bem entender.
Quem se lembra do Megaupload? Sim, o maior site de compartilhamento de arquivos do mundo. Exatos 25% de todos os dados em nuvem compartilhados vinham justamente dos servidores do Megaupload. O que aconteceu com ele para ter seus serviços desativados e e servidores desligados? Conteúdo pirata. Eu já baixei algum arquivo pirata não só pelo Megaupload mas por outros serviços. Os usuários abusaram demais da confiança desse serviço de compartilhamento de arquivos a ponto de o mesmo conseguir um mandado de ação policial internacional ! Esse é outro ponto na qual devemos ficar atento: o armazenamento de arquivos pirata, que de alguma forma possa quebrar algum direito autoral existente. Conseguiram observar e identificar o problema? E agora? Você confia no serviço de armazenamento em nuvem que usá? Temos de pensar bem antes por guardar nossos arquivos em qualquer lugar na nuvem.



A popularização do armazenamento em nuvem




Quantos pesada é a nuvem do Facebook que guarda em seus servidores os dados de mais de 900 milhões de usuários e muito mais? Quanto pesada é a nuvem da Google que armazena em cache (faz uma cópia) todas as páginas de site que aparecerão nas suas páginas de pesquisa? Todos os dados existentes no mundo contabilizam mais de 10 bilhões de zetabytes (isso equivale à 10 x 1 099 511 627 776 GB) ! E esses dados dobram a cada ano que passa ! Nunca registramos tantos dados sobre nós mesmos e o mundo em tão pouco tempo !
Veja ai a importância da computação em nuvem no processo de armazenamento desses dados. E detalhe: um dados é apenas uma parte de informação e uma informação é um conjunto de dados, que isso fique bem claro !
Com a Google anunciando seu serviço de nuvem Drive e a Microsoft fazendo constante campanha sobre o Skydrive, as pessoas começam a se familiarizar com a nuvem e a usá-la. o que confirma isso é o recente investimento da Google para a construção de um novo datacenter (local onde ficam armazenados os servidores e onde geralmente os dados de um denominado serviço de computação em nuvem são guardados) e a inauguração de outro pelo Facebook. Hoje a internet com boa qualidade e velocidade é mais acessível a todos, assim como cresce igualmente o uso da nuvem. Eu por exemplo estou começando a guardar meus arquivos na nuvem, a ouvir músicas online e a ver vídeos em alta definição, tudo pelo computador e porque tenho recentemente uma internet de boa qualidade e velocidade. Quanto melhor e mais rápida sua conexão com a internet for, mais uso de serviços na nuvem você o fará. Isso é praxe !
A pessoas estão hoje mais conectadas, conseguem ter acesso a informações de forma rápida. Elas tem uma melhor conexão a internet, bons computadores e muitos arquivos. Nem sempre elas tem um pendrive ou um HD externo para poder guardar esses arquivos. A nuvem está ai para isso: para poder dar um acesso mais fácil aos arquivos de todos e armazená-los.


Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário